COPYWRITING PARA INICIANTES: SE LIGA NAS TÉCNICAS

COPYWRITING PARA INICIANTES: SE LIGA NAS TÉCNICAS

Fórmulas prontas de copywriting, tipo daquelas receitas passo a passo não existem com disponibilidade no mercado. Já que as técnicas exigem um conjunto de estratégias e ferramentas. Porém, é possível lançar mão de elementos que são favoráveis aos que estão começando e querem ser mais persuasivos.

Valor da Experiência

No copywriting, ao longo do seu trabalho, você notará que com o tempo seu estilo se consolida e as técnicas irão agregar menos do que a expertise adquirida na relação com o público leitor.

As técnicas são como as primeiras receitas para um confeiteiro iniciante, pois é preciso dar o primeiro passo. Imagine a primeira vez diante do editor em branco e todo processo de bloqueio construído pela sociedade que será vencido somente com o tempo.

Conheça algumas técnicas para você, copywriter iniciante.

PASTOR

O acrônimo P.A.S.T.O.R. corresponde a um simples itinerário que é:

  • O Problema: é fundamental especificar e descrever com clareza o problema ao consumidor. É importante fazer uso de metáforas, criar exemplos para conectar a ele. A empatia é uma boa ferramenta para este exercício.
  • A Ampliação do problema: é apontar, ao cliente, as consequências graves que podem ocorrer caso o problema não seja resolvido.
  • A Solução da dor: é demonstrar categoricamente que o seu produto é capaz de resolver aquele problema. Pois não adianta abrir a ferida se não pode curá-la.
  • Os Testemunhos: consiste na apresentação de referências de consumidores e estudos que comprovam a eficácia do seu produto.
  • A Oferta: é a apresentação da eficácia do seu produto, não se trata de característica. Mas sim de listar os benefícios sem truques, com objetividade e sinceridade.
  • A Resposta: é explicar passo a passo o caminho do cliente para a compra, sem percalços e garantir a prévia satisfação.

AIDA

Outro acrônimo, A.I.D.A., que ensina como conquistar o leitor em 4 passos bem simples:

Atenção: Imagine-se na rua com um megafone. Conquistar a atenção do cliente é o primeiro passo. Demanda ousadia e perspicácia em criar algo impactante.

Interesse: Você já tem a atenção do interlocutor, mas precisa mantê-lo atento e interessado ao seu conteúdo. Seja capaz de despertar o sonho.

Desejo: Seja capaz de bricolar os benefícios do produto com as vantagens de adquiri-lo de forma imediata.

Ação: Escreva no imperativo, convoque seu leitor para a ação.

Ponte entre o Antes e Depois

Consiste em construir uma história junto com o leitor, exige criatividade e um bom conteúdo com gatilhos funcionais.

O Antes: descreva o cenário atual, faça o seu leitor se localizar em seu tempo e espaço.

O Depois: proponha um cenário ideal, aponte lugar e realidade possíveis para seu interlocutor.

A Ponte: demonstrar que seu produto é a ponte para seu leitor chegar onde quer.

Descreva bem um problema, mostre um cenário sem essa dor e aponte como chegar lá.

É uma técnica de copywriting muito eficaz para mídias sociais.

O Saco de Veludo

O nome dessa técnica, por si só, já chama atenção, instiga o leitor a descobrir o que se passa. O objetivo dessa técnica de copywriting é esse mesmo. Conseguir a atenção do leitor através do que está oculto.

Quais os segredos que estão por trás das coisas? Como ter um corpo fitness sem sofrimento? É possível? O que há atrás dessa cortina mágica?

Para ser eficaz, a pergunta deve estar no título, gerando curiosidade e despertando o lado detetive, explorando o lado mais desconfiado do leitor.

Qual momento de revelar o segredo? Somente quando o leitor estiver na parte que você quer que ele descubra, ali você já ganhou a confiança dele. Não deixe de ir dando pequenas pistas para não o perder.

Construa uma história intrigante. 

Se vai dar certo?

Escreva e descubra.

spot_img

Publicidade

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Com O Ep “F”, Ferato Completa Ciclo De Lançamentos Em Bossa Nova

Este é um projeto que explora as emoções humanas através de uma bossa nova contemporânea, fechando um ciclo criativo que inclui os sucessos "Fome...

Os lucros da Samsung aumentaram em 2020, apesar da pandemia

A divisão de exibição acabou de ter seu melhor trimestre de todosA Samsung Electronics relatou seus ganhos do quarto trimestre, confirmando que a empresa ganhou mais...

Carlos Lair: 59 Anos De Vida E 36 Anos De Casamento Com Tereza Marlen, Um Pilar Do Engitec E Do Poder Legislativo

O EnGITEC, maior encontro de tecnologia e inovação no poder legislativo brasileiro, presta hoje uma homenagem especial a um de seus membros mais queridos...

Faculdade Sequencial Superior São Bento é a melhor faculdade brasileira segundo a Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito

A saber a academia classificou as melhores faculdades do ano de 2020 A princípio, a Faculdade Sequencial Superior São Bento é a melhor instituição de...

FS Logistics Navega pelos Desafios Logísticos Acentuados pela Alta Demanda de Carros Elétricos Chineses e Preparativos Olímpicos

A importação crescente de veículos elétricos e os eventos globais significativos pressionam a logística internacional, aumentando custos e prazosO setor de logística internacional, está...