O ICQ ainda existe e pode ser a alternativa perfeita para o WhatsApp

Se você não é muito jovem, talvez o nome ICQ soe familiar para você e você até tenha vagas lembranças do que era a mensagem instantânea antes do Messenger ou WhatsApp existir. Foi em 1996 quando foi lançado para Windows como um aplicativo de download gratuito. Foi a primeira plataforma de mensagens independente a permitir bate-papo em tempo real.

Curiosamente, o ICQ ainda está vivo e agora é possível tê-lo nos celulares, por isso surge como mais uma alternativa à famosa plataforma de mensagens verdes.

20 anos do ICQ: relembre evolução e sucesso do mensageiro | Notícias |  TechTudo

O ICQ funciona praticamente da mesma forma que qualquer outro aplicativo que permite a troca de mensagens. Embora naquela época o serviço gerasse um código numérico único com o qual você poderia permitir que seus amigos adicionassem você aos seus contatos, agora você pode se cadastrar com seu próprio número de telefone, se desejar, ou também gerar um apelido. Aliás, se no início do aplicativo você já tinha uma conta, ainda pode recuperá-la.

O aplicativo não é muito diferente do que era (via). O ícone clássico do ICQ permanece, assim como seu design austero com alguns toques arredondados que se encaixam na modernidade de um aplicativo móvel. Claro, se você ainda se lembra do tom de mensagem clássico que dizia “oh oh”, ficará feliz em saber que ele ainda está presente e toca sempre que chega uma mensagem.

A realidade é que obter o aplicativo ICQ não contém nenhum benefício adicional ou único que já não tenhamos com outras alternativas, como WhatsApp ou Telegram. No entanto, o fator nostalgia pode jogar a seu favor, especialmente quando está prestes a completar vinte e cinco anos de existência e surpreendentemente se manteve em vigor ao contrário, por exemplo, do falecido Windows Messenger.

ICQ ganha salas de bate-papo no app para Android e iPhone | Notícias |  TechTudo

No ICQ você pode enviar e receber mensagens de texto, imagens, arquivos e praticamente qualquer tipo de arquivo. Embora não contenha uma opção de busca por GIFS dentro do próprio aplicativo, como o WhatsApp faz, esses arquivos animados podem ser inseridos sem problemas se forem pesquisados ​​em outros servidores e transferidos para a janela de chat.

Além disso, o ICQ aderiu à tendência dos adesivos para que você também possa criá-los e armazená-los, sejam animados ou não. Memos de voz, serviços de localização e todas as funcionalidades comuns também estão presentes. No mínimo, uma das novidades que este aplicativo tem em relação à concorrência é que permite o envio de SMS sem custo. Se algum dos seus contatos não estiver cadastrado no aplicativo, você pode se comunicar com eles por mensagem de texto, onde, é claro, serão convidados a ingressar na comunidade do trevo.

Uma vantagem do ICQ é que o aplicativo como tal é um dos mais leves em peso e armazenamento, quando comparado a outros como WhatsApp e Telegram. Apesar de sua interface leve, o aplicativo também permite fazer ligações e videoconferências onde até 50 pessoas podem entrar. Estes podem ser compartilhados com um link, portanto não é necessário ter todos os participantes de uma chamada em nossos contatos para que isso seja possível.

Uma funcionalidade curiosa que o ICQ possui, e que sem dúvida o fará voltar a um tempo do passado, é a dos seus estados. Antes que você se pergunte, esse recurso de status é diferente daquele que o WhatsApp tem. Se você tinha o Windows Messenger, certamente se lembra que poderia colocar coisas como “Ausente”, “Ocupado”, “Comendo” ou “Ouvindo Música” em seus estados. No ICQ você ainda pode fazer isso e até personalizar seu próprio status com os emojis conhecidos.

ICQ New – stay connected

A diferença é que o status é mantido na imagem do seu perfil e até a programa com uma cor diferente. Desta forma, todos os seus contatos sabem à primeira vista o que está a fazer e assim não poderão ter qualquer tipo de reclamação se não responder a tempo a uma mensagem, visto que foram notificados graças ao seu estatuto personalizado.

O ICQ começou a desaparecer assim que o Windows Messenger e posteriormente a chegada das redes sociais o colocaram em segundo plano. Sua versão móvel chegou pela primeira vez em 2013, mas só permaneceu popular em países como a Rússia e alguns mais na Europa Oriental.

Agora que as políticas de privacidade, bem como as falhas e vazamentos recentes, colocaram o WhatsApp em uma espiral de controvérsia e comentários ruins, muitos usuários estão desesperadamente procurando alternativas para enviar mensagens para seus amigos. Além do Telegram, o ICQ agora está apenas no seu vigésimo quinto aniversário como uma possibilidade mais do que digna de se levar em consideração.

ICQ Messenger - iOS - TudoCelular.com

O ICQ pode ser baixado para Android e iOS, mas também é multiplataforma para que você possa conversar com sua própria conta através do navegador ou com aplicativos para computadores Mac, Linux ou Windows.

spot_img

Publicidade

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Crescimento do Veganismo: Tendências e estatísticas atuais

O veganismo tem ganhado crescente popularidade ao redor do mundo, refletindo mudanças significativas nos hábitos de consumo e nas preocupações com o meio ambiente,...

O Google Maps mostrará em breve as localizações das vacinas COVID-19

O Google está definido para tornar mais fácil encontrar vacinas COVID-19 para aqueles que são elegíveis.A vacina COVID-19 está finalmente sendo lançada para grupos selecionados de pessoas. No entanto,...

PodCast para profissionais da indústria petfood

Aleris Animal Nutrition lança PAW’DCAST: série de entrevistas técnicas com profissionais referência na área da indústria e pesquisaApós o sucesso da série “Desmistificando as...

Principais programas sobre cultura da década de 90

A década de 90 foi um período marcante para a televisão, trazendo uma diversidade de programas que refletiam e influenciavam a cultura da época....

Psicanalista lança marketplace exclusivo para mulheres

A Loja Virtual MQFE é resultado da participação da psicanalista no programa de aceleração de startups da Meta.A psicanalista Isabel Cristina Santos de Carvalho...