NAS PEGADAS DA JORNADA DO CLIENTE

NAS PEGADAS DA JORNADA DO CLIENTE

Você já ouviu falar em jornada do cliente? 

É um conceito novo ligado ao marketing de conteúdo, levando em conta que nos últimos levantamentos constatou-se que em torno de 90% das compras online ocorrem através de mecanismos de busca. 

Na configuração pós-moderna o ser humano torna-se cada vez mais individualizado, no que âmbito do comércio isso tem um reflexo significativo. Comprar uma experiência e as marcas devem ter consciência e estruturarem-se para isso. 

A palavra pessoa vem do grego persona, o marketing digital apropriou-se dessa palavra para individualizar o novo consumidor. Para assim estabelecer a jornada do cliente que consiste em 3 etapas: aprendizado, consideração e decisão. Porém nem todos chegam na mesma etapa, por isso o planejamento.

Entenda a Jornada do Cliente

A jornada do cliente é a experiência que o consumidor e sua marca constroem juntos. Considera-se desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-venda. 

Leva-se todo o processo em consideração, o atendimento, os diálogos, a compra e tudo quanto envolve. 

É uma história elaborada em etapas e tudo precisa sair da melhor forma para que o lead possa narrar o que sua marca ofereceu de melhor. 

Sua empresa deve estar preparada para cada etapa dessa jornada, alguém que busca na internet por algo específico, sabe exatamente o que quer, prepare sua estrutura de marketing voltada para atendê-lo. 

A função da equipe de marketing é exatamente mapear a jornada do cliente, pois é preciso conhecer para estabelecer as melhores estratégias para que sua marca se notabilize em oferecer as melhores experiências. 

Educando o Público-Alvo

Não se assuste quanto à subjetividade quando se fala em jornada do cliente. Pode ser trabalhoso no início, mas garante um índice considerável de acerto. o importante é estar atento a dinâmica das mudanças do mercado e consequentemente no perfil do consumidor.

A missão do marketing é educar o consumidor para que ele encontre o seu produto. Lembra de João e Maria que espalham migalhas de pão para que não se perdessem no caminho. No caso do cliente, é a marca que o atrai até seu produto.

Personalizando a Jornada

Elaborar estratégias para a jornada do cliente demanda muito trabalho pela equipe de marketing, muitos ainda têm dificuldade em promover estratégias satisfatórias. 

O trabalho necessita ser integrado com o que se compreende por automação de marketing. Porém a ferramenta não pode ser isolada.

É preciso elaborar campanhas personalizadas e na perspectiva do que o se conhece automação de marketing 2.0.

Entenda que na jornada do cliente cada estratégia é única e deve acompanhar a dinâmica intensa das transformações aliadas à procura do lead e sua satisfação. 

Etapas da Jornada do Cliente

As jornadas mudam de acordo com a realidade, seja da marca ou do cliente. Porém há um fio condutor para guiar a estratégia do marketing de conteúdo. Essas etapas se distribuem em 4 módulos.

  • Descoberta: O consumidor está na fase de dúvidas, a empresa tem como objetivo sanar tais dúvidas, auxiliando com seu arcabouço estratégico.

  • Solução: O cliente já tem noção exata da sua dor. O papel da equipe é trabalhar em busca das soluções.

  • Compra: Consciente do que precisa e das opções da empresa, o cliente opta pela compra.

  • Fidelização: A compra não é uma despedida, o cliente satisfeito mantém-se ligado à marca. 

Os pontos acima denotam a jornada do cliente na perspectiva do consumidor. Nesse mesmo fio condutor, por parte da empresa, os objetivos são: 

  • Atrair: Buscar a pessoa para sua marca.

  • Converter: Os potenciais clientes se tornam leads.

  • Vender: Consumar a venda.

  • Encantar: Fazer com que o cliente sempre volte.

A jornada do cliente bem compreendida e elaborada estrategicamente ajuda não só a marca a vender mais, além disso, promove a empresa para dentro dos parâmetros modernos e arrojados que são a demanda da sociedade atual. 

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